Texto e Fotos: Willamys Salgado – Gerente Administrativo
Na manhã de 21 de janeiro de 2025, a equipe da FAEPI (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Amazonas) esteve no campus do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para um encontro com a equipe executora do projeto “Modernização do Herbário INPA para o Século 21 – Expansão, Salvaguardas e Integração Ciência e Sociedade na Maior Coleção Biológica da Amazônia”. A visita foi conduzida por Miriã Bezerra (Gerente de Programas e Projetos), Willamys Salgado (Gerente de Administração), Adriana Alves (Coordenadora de Projetos – Área 1), Dheine Campos (Analista de Projetos), Raymisson Mendes (Coordenador de Aquisições e Contratações) e Péricles Veigas (Engenheiro Civil) da FAEPI, que foram recepcionados pelos servidores Luiza Magalli Henriques (Coordenadora Geral de Planejamento, Administração e Gestão Estratégica) e Michael Hopkins (Curador do Herbário), membros da equipe executora do projeto.
Este projeto é uma iniciativa do convênio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre a FINEP, o INPA e a FAEPI, originado de uma ação transversal encomendada, com o objetivo de modernizar a infraestrutura do Herbário INPA, a maior e mais representativa coleção botânica da Amazônia.
Objetivos do Projeto de Modernização
O projeto visa garantir a preservação, segurança e expansão do acervo biológico do herbário, além de promover a acessibilidade e usabilidade das coleções para a comunidade científica, sociedade em geral e tomadores de decisão. Dentre as ações previstas, estão a implementação de sistemas automatizados de climatização e prevenção e combate a incêndios, medidas que ajudarão a reduzir os riscos de perdas irreparáveis dos acervos.
A modernização também incluirá a integração das coleções de flora, fungos, materiais estéreis coletados em inventários, pólen, material em sílica, madeira e outros. Além disso, o projeto criará um laboratório multiusuário, reunindo equipamentos que atualmente estão dispersos em vários setores do INPA, ampliando o uso das coleções botânicas.
Outro destaque será a criação de um novo espaço de visitação no INPA, destinado à divulgação e popularização da ciência, proporcionando maior interação com a sociedade e fomentando o conhecimento sobre a rica biodiversidade da Amazônia.
Essa visita reforça o compromisso da FAEPI com o avanço científico e a preservação do patrimônio natural da região amazônica, por meio de ações colaborativas e inovadoras.
Confira as fotos na Íntegra: