Texto e Foto: Gabriel Tomé – Relações Públicas da FAEPI
A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Figueira, destacou que esses projetos são uma iniciativa alinhada à Política Federal de Atenção Humanitária às terras indígenas, com foco no respeito à diversidade cultural. “Essas ações reforçam nosso compromisso com a educação, a formação de profissionais e a inclusão das comunidades Yanomami nos processos educativos e de desenvolvimento sustentável”.
Confira na íntegra a fala da Reitora da IFRR professora Nilra Jane Figueira:
Projetos dos Editais
Os três editais abordam diferentes áreas de atuação e têm como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social das comunidades Yanomami. São eles:
- Edital 019/2025 – Ação de Letramento e Numeramento: Focado em ações de formação continuada relacionadas a processos educativos nas terras indígenas Yanomami, visando fortalecer a educação básica e o letramento de crianças e adultos.
- Edital 020/2025 – Recursos Naturais e Produção Alimentícia: Este edital visa desenvolver ações de formação, ensino, pesquisa e extensão voltadas à segurança e soberania alimentar, com foco no apoio às comunidades Yanomami de Roraima.
- Edital 022/2025 – Pesca e Aquicultura: Destinado a realizar e apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de piscicultura e pesca artesanal, promovendo práticas sustentáveis e a preservação dos recursos pesqueiros na Terra Indígena Yanomami (TIY).
Importância dos Projetos
A diretora da FAEPI, Luana Marinho Monteiro, ressaltou a relevância desses projetos para o fortalecimento das comunidades indígenas, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade dos recursos naturais e ao apoio educacional. “Esses projetos visam promover a inclusão dos Yanomamis em processos educativos e de formação inicial e continuada, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável nas áreas de recursos naturais, pesca e produção alimentar”.
Confira na íntegra a fala da Diretora da FAEPI Luana Marinho Monteiro:
Vagas Disponíveis
Os editais oferecem diversas vagas para extensionistas, com exigências específicas de formação em diversas áreas. As vagas disponíveis nos editais são as seguintes:
Edital 019/2025 – Ação de Letramento e Numeramento:
- 01 vaga para Formador Extensionista em Letras ou áreas afins
- 01 vaga para Formação e Habilitação em Matemática ou áreas afins
- 01 vaga para Formação e Habilitação em Pedagogia
- 03 vagas para estudantes extensionistas
Edital 020/2025 – Recursos Naturais e Produção Alimentícia:
- 02 vagas para Extensionista Doutor em Agronomia, Tecnólogo em Agroecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Zootecnia
- 02 vagas para Extensionista Mestre em Agronomia, Tecnólogo em Agroecologia, Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola
- 03 vagas para Extensionista Especialista em Apoio Administrativo/ Suporte em TI, Apoio Administrativo/ Registro Acadêmico, Orientador Pedagógico
- 02 vagas para Extensionista, graduando nas áreas de Ciências Agrárias ou Recursos Naturais
- 04 vagas para Técnico em Agropecuária (Egressos do Curso Técnico em Agropecuária)
Edital 022/2025 – Pesca e Aquicultura:
- 01 vaga para Extensionista Doutor em Engenharia de Pesca ou Engenharia de Aquicultura, Zootecnia
- 01 vaga para Extensionista Mestre em Geografia ou Cartografia, com experiência em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
- 01 vaga para Extensionista Especialista em Apoio Administrativo, Gestão de Recursos Humanos, Orientador Pedagógico
- 01 vaga para Extensionista Graduado em Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura, Ciências Sociais, Sociologia, ou Licenciatura Intercultural
- 06 vagas para Estudante de Graduação em Aquicultura
- 03 vagas para Extensionista Tecnólogo em Aquicultura (Egressos do Curso de Tecnologia em Aquicultura)
- 10 vagas para Extensionista Técnico em Aquicultura (Egressos do Curso Técnico em Aquicultura)
Inscrições e Datas Importantes
As inscrições para os editais ocorrerão de 8 a 16 de fevereiro de 2025. O resultado preliminar será divulgado no dia 17 de fevereiro, e o resultado final no dia 19 de fevereiro de 2025. Para acessar os editais completos e obter mais informações, os interessados podem acessar o site da FAEPI: faepi.org/editais.
Esses projetos representam um avanço significativo na inclusão dos povos Yanomami e reforçam o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades indígenas de Roraima.